A melhor câmera

Com alguma frequência, meus amigos me procuram para saber minha resposta à eterna pergunta, “qual câmera devo comprar?”.

Já se foi o tempo em que seria fácil responder. Hoje, as marcas de equipamentos fotográficos se tornaram incontáveis. As características técnicas, então, inúmeras! A cada ano, novos modelos prometem ainda mais resolução, lentes com maior alcance, Wi-Fi embutido, dezenas de novos pontos focais e ISO cada vez mais alto. Por um instante, toda essa linguagem complicada nos faz esquecer que boas fotos costumam ser tiradas por bons fotógrafos, não por câmeras caras.
A campanha mais recente do iPhone, que já há algum tempo estampa relógios e pontos de ônibus de São Paulo, me chamou a atenção não somente pelas lindas imagens. Atualmente, boa parte dos consumidores de celulares tira mais fotos do que faz ligações. Não é de estranhar o posicionamento da Apple: os cartazes divulgam apenas um dos muitos recursos do aparelho – a câmera fotográfica.
O principal ponto, no entanto, e que coloca a gigante da tecnologia mais uma vez um passo à frente da concorrência, é que ela finalmente entendeu como se comunicar com o público. Não enumerando megapixels e abertura de lente, e sim mostrando belos resultados, impressos com um metro e meio de altura e confirmando que não existem ‘câmeras profissionais’, apenas fotógrafos profissionais.
– – –
Sempre que deixo minha câmera em casa, me deparo com alguma cena ou situação que quero registrar. A foto abaixo foi feita com meu celular e uma dessas ocasiões. A melhor câmera… é aquela que está com você.
2016.03.09 - IMG_9232

Marcelo Salvador

Formado em design gráfico, Marcelo descobriu o gosto pela fotografia trabalhando como editor de arte na revista Vogue. O que era hobbie virou paixão e, desde então, Marcelo anda sempre com uma câmera em mãos, registrando momentos, lugares e pessoas. Autodidata, divide aqui seus cliques pessoais preferidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *