Aloha! Os 3 melhores endereços para degustar um poke bowl

Selecionamos os top 3 restaurantes especializados no prato havaiano em SP e no Rio

Adeus, temaki: aloha poke! O prato de origem havaiana (na língua local poke significa cortar), que conquistou primeiro a California e nos últimos meses atravessou o Pacífico para ganhar a aprovação dos brasileiros, se consagra como a nova alternativa saudável – sobretudo de almoço nos dias quentes de verão.

A receita tradicional é simples e fresca como a brisa do mar: um bowl com uma base de arroz, salada, avocado, legumes frescos (como pepino) e cubos de peixe cru marinados com cebola, shoyu e óleo de gergelim. Mas há outras diferentes combinações inventivas e até a possibilidade de criar o seu próprio em alguns restaurantes – é possível substituir o arroz pela quinoa, por exemplo, para uma receita low carb. Abaixo, um guia enxuto e preciso dos três melhores endereços para degustar um poke em São Paulo e o Rio.

HiPokee

Escondido em uma vilinha na Rue Augusta, o HiPokee foi criado por quatro jovens de 20 e poucos anos. Com décor clean cheio de plantas, uma bicicleta e uma janela para um pátio arborizado, oferece as receitas clássicas criadas pelos chefs Gabriel Jorge Fernandes e Ravi Leite, que têm no currículo uma passagem pelos fogões do chef francês Laurent Suaudeau. A sacada é a possibilidade de criar a sua própria receita escolhendo a proteína (há também a opção de frango grelhado para os não fãs de peixe cru), que também pode ser substituída por cogumelos tipo shimeji para uma versão vegetariana.

R. Augusta, 2052 – Cerqueira César, São Paulo – SP.
www.hipokee.com

Mr. Poke

Primeiro a apostar no bowl com sotaque havaiano, o foodtruck Mr. Poke, anexo ao CityLights Hostel em Pinheiros, estaciona nos Jardins como uma nova unidade física. Por lá, os clássicos pokes de atum e salmão (os mais pedidos) aparecem em três versões: Tradicional, Spicy ou Tropical; sem contar a versão veggie.

R. Padre García Velho, 44 – Pinheiros, São Paulo – SP.
www.mrpokebr.com.br

La Carioca Chevicheria

Foi durante uma viagem ao Havaí que Flávio Datz, um dos sócios, decidiu incluir o poke no cardápio. Já especializado em peixes crus marinados, o restaurante que fica entre o Jardim Botânico e a Lagoa se tornou pouco a pouco um dos melhores destinos para saborear o bowl havaiano e o ahi poke, receita que Flavio aprendeu em um mercado havaiano, um dos carros-chefes do local.

R. Maria Angélica, 113, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ.
www.lacarioca.com.br

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *