Ansioso, eu? Os alimentos para se manter calmo

O seu prato pode ser a melhor maneira de lutar contra a ansiedade; saiba como

Ansiedade e má alimentação: todos nós sabemos que ambos andam de mãos dadas. Mas e se o antídoto para o stress pudesse justamente ser encontrado na sua cozinha? É o que prega a Psicologia Nutricional, ciência que estuda como os nutrientes afetam o humor e o comportamento. Faz sentido: afinal, quem nunca sentiu uma pontada no estômago de estresse, ansiedade ou nervosismo? Existe uma ligação inextricável entre o nosso cérebro e o que alguns chamam de segundo cérebro, nosso sistema digestivo, que abriga partes de nossos sistemas nervoso, hormonal e imunológico. Ou seja, a saúde do seu trato digestivo pode influenciar seu humor – e muito mais (o ótimo livro “O Discreto Charme Do Intestino”, da alemã Giulia Enders explica perfeitamente essa relação).

Você pode pensar então que se alimentar de maneira saudável é o suficiente para combater a ansiedade. Em partes. Uma alimentação equilibrada é essencial para o controle do stress, mas é preciso considerar também o equilíbrio de vitaminas, minerais, probióticos (as bactérias do bem que são indispensáveis para nutrir a flora interna) e prébióticos (nutrientes que alimentam as boas bactérias), que garantem o equilíbrio da flora intestinal. Abaixo, alguns conselhos práticos para aliviar a ansiedade através da alimentação:

. Embora alguns alimentos como missô, kimchi e vinagre de maçã sejam excelentes pré e c, eles podem ser difíceis de integrar diariamente na nossa alimentação dias, então os suplementos ajudam a equilibrar essa falta. Uma solução é recorrer a probióticos e prebióticos em cápsulas

. Aumentar o consumo de ômega-3, que pode ser encontrado em peixes oleosos como sardinha, salmão selvagem, anchovas e truta

. Incluir mais vitamina B na dieta, presente no leite de arroz, carne e laticínios, aveia, amendoim, ovos e espinafre

. Conhecidos pelo efeito calmante, portanto essenciais no combate ao estresse, magnésio e zinco são encontrados em frutos do mar, abacate, feijão preto, banana e sementes de abóbora – em períodos de grande estresse, magnésio em cápsulas ou pó pode ser uma alternativa

. A famigerada cúrcuma, raiz de mil virtudes, também merece espaço na sua dieta. A curcumina presente nela reduz a ansiedade e até dá um boost nos efeitos de alguns antidepressivos. Tome 3g por dia com pimenta preta para ajudar na absorção!

Unique Fashion Team

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