Bacon e Giacometti: cara a cara

Uma das exposições mais importantes deste ano, a mostra reúne cerca de 100 obras, pinturas de Bacon e esculturas Giacometti, traçando um paralelo entre as suas produções artísticas

Alberto Giacometti e Francis Bacon tiveram uma influência decisiva na arte do século XX. Mas nunca tinham dividido uma exposição. Até agora: a Bacon – Giacometti na Fondation Beyeler, em Riehen, Basel, na Suíça, reúne pela primeira vez os dois artistas, revelando similaridades surpreendentes entre as obras à primeira vista distantes dos artistas.

A principal delas talvez seja o fato de Bacon e Giacometti tomarem a figura humana como principal ponto de referência artística. Ambos se preocupam com o corpo fragmentado e deformado. Além disso, dedicam-se ao retrato e à representação da individualidade humana de maneira quase obsessiva. Ambos afirmaram ser “realistas” enquanto exploravam novos extremos de abstração.

Outra coincidência: ambos trabalhavam cercados pela desordem, em estúdios excepcionalmente pequenos e apertados. Esses dois espaços, seus respectivos epicentros criativos, foram reconstruídos especialmente para a exposição com projeções multimídia em larga escala que fornecem uma visão nítida do ambiente de trabalho dos artistas.

A exposição, que compreende 100 pinturas e esculturas de grandes museus e coleções particulares na Europa e nos EUA, foi organizada pela Fundação Beyeler em colaboração com a Fondation Giacometti, em Paris, administradora do espólio do artista, que disponibilizou a maior parte dos trabalhos do artista apresentados, alguns raros e outros nunca exibidos.

Bacon – Giacometti na Fondation Beyeler

Até 2 de setembro de 2018
www.fondationbeyeler.ch

Daniela Sève Duvivier, consultora de arte

Nasceu no berço da arte, filha do marchand Luiz Sève, que fundou a Galeria de Arte Ipanema, no Rio de Janeiro. Em 2000 mudou-se para São Paulo onde trabalhou como representante da galeria na cidade, antes de partir para Nova York para trabalhar no LatinCollector e no departamento de fotografias do MoMA. Como consultora, ajuda clientes a comprar e vender obras de arte e montar coleções particulares, além de organizar e faz a curadoria do cursos de arte contemporânea há 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *