Cinema francês em tour pelo Brasil

A nova edição do Festival Varilux exibe 20 longas da nova safra em salas de 60 cidades

O Acossado, os Incompreendidos, Jules e Jim – Uma Mulher para Dois, O Boulevard do Crime, O Desprezo, A Bela da Tarde… Qual é seu filme francês preferido? A cinematografia francesa é novamente comemorada no Brasil pelo Festival Varilux, que até o dia 20 de junho exibe 20 longas em 60 cidades brasileiras.

O evento, que levou 180 mil pessoas aos cinemas no ano passado, conquistou o ranking de maior festival francês do mundo. Em 2018, o público poderá conferir os filmes da nova safra, curtas-metragens, além de um clássico (neste ano o escolhido é Z, de Costa-Gavras, uma maneira de comemorar os 50 anos de Maio de 68, já que o filme, lançado em 1969, foi produzido durante o turbulento ano). Debates com atores e cineastas, ações e sessões educativas e um laboratório de roteiros coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), completam a programação.

Z, de Costa-Gavras

Entre os destaques, Custódia, drama do estreante Xavier Legrand e vencedor de melhor direção em Veneza, acompanha a briga judicial de pais pela guarda do filho; Marvin, de Anne Fontaine, baseado no livro O Fim de Eddy, de Édouard Louis, relata o processo de amadurecimento e o sonho de ser ator de um jovem gay de família pobre do interior francês; e Nos Vemos No Paraíso, do diretor Albert Dupontel, adaptação do livro homônimo de Pierre Lemaitre, que conta a história comovente de dois soldados de personalidades diferentes unidos pela guerra. Após um acidente, um deles se vê obrigado a tomar conta do outro, que coloca todo seu talento artístico para criar um plano criativo para desmascarar um tenente e dar um sentido à vida. Confira a programação completa no site do Festival.

Custódia, de Xavier Legrand
Marvin, de Anne Fontaine
Nos Vemos No Paraíso, de Albert Dupontel

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *