Como criar um espaço sagrado na sua casa

A guru holística Shiva Rose dá dicas de como montar um espaço dedicado ao recarregamento de energias em casa

Não importa se você vive em uma ampla casa com um jardim ou um estúdio: o número de metros quadrados não é desculpa, nem deve ser decisivo quando o assunto é criar um espaço dedicado à conexão consigo mesmo. Quem prova é Shiva Rose, blogueira holística que se transformou em guru de beleza de várias estrelas de Hollywood. “Comecei a pensar na ideia de um espaço sagrado quando eu buscava um ritual ou prática para me reconectar. Hoje em dia, 20 anos depois, tenho vários altares pela casa”, conta a expert, que acaba de lançar seu primeiro livro Whole Beauty: Daily Rituals and Natural Recipes for Lifelong Beauty and Wellness. “Nós nos exercitamos e nos preocupamos em comer bem. A premissa é a mesma para nossos corpos espirituais e energéticos. Ao longo da vida, vamos colecionando bagagens e pensamentos negativos. Então, ter um lugar onde você posso limpar essa energia é crucial para andar para frente, criar alegria e abundância, e se conectar”, explica ela, defendendo que, se o objetivo é mudança, o melhor é criar um altar. Abaixo, algumas dicas para montar o seu.

Encontre um espaço

“Não importa se você mora num pequeno apartamento ou em uma casa grande”, diz ela, que montou o seu primeiro altar em um dormitório minúsculo quando estava na faculdade. “Seu espaço sagrado pode ser um quarto inteiro ou uma pequena mesa.” Shiva sugere ainda improvisar altares em quartos de hotel já que viajar pode ser estressante. “Você pode fazer onde quer que esteja”, garante.

Reúna objetos de significado

Para preencher o espaço, Shiva sugere estender um belo tecido (pode ser uma echarpe ou um pedaço de tecido encontrado em uma viagem) antes de adicionar itens que sejam significativos para você – seja uma vela, um incenso, uma imagem de algo que você queira manifestar na sua vida. “Deixe sua intuição te guiar. Não existe jeito certo ou errado de construir um altar.”

Medite sobre um tema

Diferentes altares podem servir para diferentes propósitos, garante Shiva, que conta com múltiplos espalhados pela sua casa. O seu altar dedicado ao feminino, por exemplo, fica no quarto e conta com um quarto rosa e flores frescas, enquanto o “altar natureza”, feito em colaboração com a sua filha, é um “lembrete para se conectar às quatro estações” e conta com objetos encontrados como vidro marinho, folhas que caíram de árvores, uma rocha em forma de coração, uma ponta de flecha.

Mude-o sempre que quiser

“Quando você limpa o altar, você pode imaginar que está limpando sua vida”, diz ela, que recomenda trazer variação para seu altar diariamente, a cada nova lua, ou às sextas-feiras, que são, em certas tradições, consideradas o dia da deusa Vênus. Mas antes de sair para comprar outro cristal novo, pense na prática budista, que prega que uma tigela fresca de água seja deixada em um santuário todos os dias. “Os altares não precisam ser muito caros”, acrescenta.

Sintonize-se

Shiva diz que a própria presença de seus próprios altares serve como um lembrete visual para “fazer check-in” consigo mesma. Uma vez sentada, ela sugere usar o espaço para meditar, escrever, praticar yoga, definir intenções ou até aplicar máscaras faciais. “Depois de criar o espaço, é hora de usá-lo.” O céu é o limite.

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *