Criar eventos é design

Everything is design. Everything!!! A famosa frase do ilustre designer gráfico americano Paul Rand nos lembra muito bem que nem só de texturas, cores e imagens se faz design.

Quando comecei a organizar casamentos na Europa com a minha empresa Wedding Luxe, eu me preocupava com detalhes que nem todos davam tanta atenção. Queria ter certeza que os place cards estavam corretamente posicionados na mesa e que as cadeiras estavam geometricamente alinhadas. Tinha que ver tudo e ter certeza que tudo estava simplesmente impecável. Eu já era bem conhecida no Four Seasons George V de Paris por ser uma wedding planner extremamente exigente – em outras palavras: “chata“. Naquela altura ou todos estavam em sintonia comigo ou eu era acometida pour um transtorno compulsivo que me fazia uma planner ultraperfeccionista, daquelas que pede delicadamente ao chef pâtissier para refazer o bolo (foi uma saia justa mas faz parte da busca pela perfeição!).

Com o tempo percebi que a minha preocupação excessiva pelos detalhes tinha um nome: event design. Posso dizer que nesse dia eu me encontrei. Passei a explicar aos meus clientes, às noivas, aos fornecedores, a tudo e a todos que eu estava apenas me preocupando com o design. Aos poucos os hotéis de luxo deixaram que me chamar de “chata“ e passaram a me chamar de “event designer“. Costumo dizer que um event designer está para uma festa assim como um maestro está para a sua orquestra. O maestro não quer apenas que os músicos toquem bem, ele quer que seja simplesmente perfeito. Afinal, o objetivo é um só: causar a mais bela emoção na plateia.

Percebi aos poucos que 90 % do que fazia era design. E não estou falando apenas da parte visual do evento, até porque projetar o design de um evento envolve todos os nossos cinco sentidos. É ouvir a música perfeita (naquele volume que dá para apreciá-la e conversar ao mesmo tempo), é sentir o aroma do prato a ser degustado, sentir o leve buquê do vinho em sua taça, degustar aquele mousse perfeito que derrete na boca, tocar a linda toalha de linho perfeitamente repassada e sem vincos, é olhar a delicadeza da porcelana sutilmente escolhida para aquele momento… E nesse ambiente agradável trocar idéias, dar risadas, fazer selfies, enfim, vivenciar o evento com a mais bela experiência sensorial.

Todos nós sabemos criticar uma festa que não é boa. É fácil dizer que o prato não estava no cozimento ideal ou que a o coquetel se estendeu demais para os nossos saltos. É muito mais difícil, porém, dizer com precisão o que torna uma festa perfeita. Da próxima vez que você for a uma festa e tiver a sensação que tudo foi impecável, certamente você irá se lembrar do Paul Rand e de sua célebre frase. Pois você pode ter certeza que esta festa inigualável envolveu muitos designers: o designer áudio visual, o designer floral, o designer gastronômico (carinhosamente chamado de chef), o designer de vinhos (também chamado de sommelier), o designer gráfico, entre tantos outros. E é o designer de eventos ou o “maestro“, que carinhosamente colocou toda essa equipe de talentos num só acorde. Todas essas mentes exercendo a sua criatividade para um só fim: criar o momento perfeito, único e especial para cada um de vocês.

Por isso, concordo com Paul Rand: tudo é design! Inclusive a festa de casamento de nossa melhor amiga. “Let’s celebrate … in style, of course!“

Foto: Retrato Atelie
Foto: Marco Costa
Foto: Sandra Aberg
Foto: Retrato Atelie
Foto: Love is my favorite color
Foto: Retrato Atelie

Fernanda Silva - event designer especializada em destination weddings

Fernanda Silva - event designer especializada em destination weddings Apaixonada desde muito pequena por design e festas, a suíça-brasileira Fernanda Silva percorreu um longo caminho até criar a Wedding Luxe, sua empresa de organização de festas e destination weddings em propriedades exclusivas e hotéis de luxo na Europa e no mundo. Aqui, ela vai falar sobre destinos, luxo, alta gastronomia e design de eventos, enfim, os ingredientes necessários para uma celebração impecável. A event designer divide seu tempo hoje entre São Paulo, Genebra e seus belos casamentos pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *