Esqualano: o novo favorito da beleza

Você pode nunca ter ouvido falar do esqualano, mas a sua pele com certeza sabe do que se trata. Encontrado na derme com o nome de esqualeno – produzido pelo próprio corpo humano – o ativo é fundamental quando o assunto é pele hidratada e textura. O pico de produção da substância com poderes super hidratantes acontece por volta dos 20 anos e vai caindo a partir dessa idade, deixando a pele mais seca e áspera.

E apesar de ser famoso na indústria da beleza, o esqualeno não é fácil de se encontrar por aí. Uma das fontes da substância sempre foi o óleo de fígado de tubarão, proibido para uso em 2009. No entanto, foi possível recriar o ativo em laboratório, a partir de fórmulas vegetais e renováveis – como oliveiras e a cana de açúcar. Não importa de onde venha, esqualeno é extremamente instável. Quando o esqualeno é hidrogenado converte-se em esqualano, uma forma mais apropriada e segura à pele.

E essa é a aposta da marca americana Biossance, que tem toda sua linha principal baseada no ativo e foi o laboratório que conseguiu extrair uma versão potente (e 100% sustentável) do esqualano a partir da cana-de-açúcar brasileira. Os carros-chefes? O creme de olhos e o óleo multi-uso para rosto e cabelo, que some rapidamente das prateleiras.

Outra vantagem dos cremes à base da substância: ele se adequa a qualquer tipo de pele, seja seca ou oleosa, já que faz parte da derme. Quer mais? Ele ainda pode ser misturado com outros ativos em composições mais complexas como vitamina C, E ou retinol.

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *