Junk food sem culpa: 4 receitas healthy

Hambúrguer, pizza, chips… Aprenda como fazer versões saudáveis e ótimas para a sua pele

Copa do Mundo, as férias de Julho que se anunciam, as temperaturas mais baixas o combo perfeito para despertar a vontade de recorrer a uma reconfortante junk food. Mas saiba que, privilegiando bons ingredientes e fazendo alguns ajustes, o burger, o hot dog e até a pizza podem ser fonte de bons nutrientes – e amigos da balança!

Abaixo, confira quatro receitas revisitadas fáceis e saborosas para preparar em casa que, além de amigas da silhueta, são ótimas para a pele

Hambúrguer vegetariano

Saem a carne bovina e o queijo, entram um steak de beterraba e quinoa e um molho à base de avocado.
Porque faz bem: a quinoa garante a dose de proteínas (mais digesta que as animais), a beterraba é rica em antioxidantes e o avocado conta com potássio, bons ácidos graxos e vitamina E.
Como fazer: rale uma beterraba, tempere com um pouco de limão e reserve. Cozinhe duas colheres de sopa de quinoa. Em uma panela, doure uma pequena cebola finamente picada e adicione a quinoa e a beterraba para que elas formem uma massa em forma de hambúrguer. Para o molho: esmague uma metade de avocado, adicione algumas gotas de limão e grãos de gergelim. Forre a fatia de pão de hambúrguer integral com o molho e coloque o steak.

Pizza verde (com massa de couve-flor)

Sem queijo nem farinha de trigo, a pizza vegan é super fácil de digerir.
Porque faz bem: a couve-flor e a farinha de arroz integram substituem a farinha de trigo tradicional, que pode causar picos de glicemia.
Como fazer: coloque as sementes de chia em uma tigela e adicione oito colheres de sopa de água, deixando descansar por dez minutos, até que toda a água seja absorvida e a chia tenha formado um gel. Durante este tempo, coloque a couve-flor em um processador de alimentos e misture até formar uma farinha – retirar o excesso de água com a ajuda de uma peneira. Adicione a couve-flor e a chia em um recipiente com meio copo de purê de maçã e mexa até misturar uniformemente. Depois, adicione a farinha de arroz integral, limão, tamari, sal e ervas secas. Misture bem esses ingredientes e adicione 1/4 de um copo de água bem gelada. Com as mãos, amasse até fazer uma massa pegajosa. Forre a base de uma assadeira com uma quantidade generosa de azeite e uma pitada de farinha antes de espalhar uniformemente a massa sobre ela. Asse no forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20-30 minutos (é preciso virar a massa aos 15 minutos) e, uma vez a base firme e levemente crocante, retire-a do forno e acrescente tomates, champignons e milho antes de assar novamente por mais 5-10 minutos. Finalize com pitadas de sal e pimenta e folhas de manjericão.

Chips de legumes

Super simples de preparar, não requerem óleo, nem fritadeira.
Porque faz bem: as cenouras contêm beta-caroteno, assim como a batata doce (em quantidade ainda maior!). Quanto ao nabo, ele é rico em potássio, cálcio e vitamina C. E a pastinaca (cenoura branca) traz vitamina K e magnésio.
Como fazer: pré-aqueça o forno a 200° C. Ralar cenoura, batata doce, nabo, beterraba e pastinaca em rodelas fininhas e colocá-los sobre Coloque sobre uma folha de papel manteiga, um pouco de sal, e borrifar um pouquinho de óleo de coco. Deixe no forno por 20 a 25 minutos.

Hot-dog vegan

Trocar a salsicha por uma versão de tofu e substituir o ketchup industrial por um feito em casa à base de cenouras.
Porque faz bem: do beta-caroteno, que garante a aparência de pele saudável + proteínas vegetais para nutrir os músculos sem poluir o estômago + condimentos ricos em pró-bióticos que contribuem para o reequilíbrio da flora intestinal.
Como fazer: cortar o pão no sentido do comprimento. Cozinhe, sem necessidade de gordura, a salsicha de tofu. Coloque salsicha no pão, tempere com ketchup de cenoura caseira e finalize com picles de pepino e de cebola roxa.

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *