Lá vem a noiva… Toda sustentável

Digamos que há alguns anos, quando você, ainda menina, idealizou o seu casamento, a preocupação com a com exaustão dos recursos naturais do planeta não estava na ordem do dia. Agora, com o casamento em vista, a vontade é de honrar alguns princípios e realizar o sonho com uma bela cerimônia – e sustentável. Mas se a preparação de um casamento convencional já é trabalhosa e ultra detalhada, imagine então encaixar toda a cadeia de pessoas, serviços, materiais, fornecedores que estejam de acordo com os códigos pregados pela sustentabilidade?

A lista de itens a serem considerados é longa: imaginem, por exemplo, que toneladas de gás carbônico serão emitidas e muito lixo será produzido; que o caminhão que transporta os móveis, comidas, bebidas, decorações, som, luz e flores será também produzirá poluentes; que é preciso pensar no uso de água e energia extra… Sim, é muito difícil conseguir conciliar todas os itens e pormenores, mas não desanime! Abaixo, um guia prático de como fazer escolhas e substituições para deixar o seu casamento o mais verde possível.

Comes e bebes: começo por eles pois acredito que são os itens de maior facilidade de adequação dada a grande quantidade de fornecedores especializados. Mas, por exemplo, os bem-casados poderiam ser embalados com papel reciclado (assim como os convites!), e o ideal é optar por fornecedores localizados próximos ao evento, pois além de valorizar a mão de obra local, você evita longos transportes – e dor de cabeça!

Lembrancinha: que tal oferecer, por exemplo, uma ecobag, uma muda de planta ou tempero, um bloco de notas de papel reciclado ou uma vela ecológica? Além de evitar o desperdício, essas alternativas incitam a consciência dos convidados também.

Vestido: será que o modelo que você idealizou pode ser produzido artesanalmente com tecidos veganos ? Sim! Hoje em dia é mais fácil encontrar opções de tecidos e estilistas que se especializaram nesse tipo de demanda. Nas montanhas de Vermont, bem próximo a divisa com o Canadá, rodeada por uma coleção de tecidos vintage coloridos, rendas, contas, botões e acabamentos, a designer Tara Lynn trabalha à mão e em máquinas de costura antigas para criar vestidos de casamento únicos a partir de tecidos naturais e orgânicos e fibras reutilizadas. Seus criações, inspiradas pelo amor da criadora pela natureza e suas pesquisas em flora e fauna, são únicos e feitos sob medida para clientes do mundo todo. Existe também o site The Cotton Bride, que oferece vestidos para noivas exigentes em busca de modelos feitos com tecidos 100% naturais, incluindo algodão, linho e seda. No Brasil, a designer Renata Buzzo, adepta do vegetarianismo há 12 anos e, mais recentemente, do veganismo, fundou a marca própria em 2013, dois anos após concluir a graduação na Faculdade Santa Marcelina. Além de prezar pelo bem-estar animal, Renata é adepta do slow fashion e da sustentabilidade e prega o zero waste, ou seja, os descartes são estudados para serem reaproveitados como matéria-prima (por exemplo, linhas que imitam franjas, retalhos que imitam plumas).


Tara lynn e seus modelos de vestido de noiva vegano.

Modelo de vestido vegano da estilista brasileira Renata Buzzo.

Sapatos: para completar o look do grande dia, a designer israelense Roni Kantor garante a procedência dos materiais (até a cola utilizada) e meios de produção da sua linha de calçados veganos.

Direto das passarelas: durante a última Bridal Fashion Week, em Nova York, uma das tendências chamou a atenção pelo caráter sustentável: mangas, casaquetos, bolerinhos e saias removíveis, permitindo que o vestido seja reutilizado após o casamento. Outra é a demanda por vestidos mais limpos, sem excesso de bordados e adereços, que contribuem para o menor desperdício e sublimam a personalidade da noiva!

Esquerda: Modelo de noiva de Vivienne Westwood durante semana de moda noiva em NY;
Direita: Modelo de noiva de terno do estilista Naeem Khan.

Uma noiva que consegue aplicar seus valores em um dos dias mais importantes de sua vida merece ser imitada e parabenizada, e seu exemplo louvado pelos convidados, fornecedores e todos que buscam, de alguma forma, iniciar uma jornada de consciência em prol de um futuro melhor.

por Daniela Mollo

Fashion For Better

Fashion for Better é um um novo conceito na indústria da moda que visa fomentar o consumo consciente, unindo e desenvolvendo toda a cadeia desde o artesão, a matéria prima, o designer, a indústria e o comercial, conectando o produtor diretamente ao consumidor, assegurando a procedência ética e sustentável dos produtos, minimizando os maiores problemas da cadeia da moda, que são automação, lixo/ desperdício e trabalhos informais e escravo, validando o Made in Brazil para o mundo e criando um ciclo virtuoso para a cadeia produtiva da moda.

2 thoughts on “Lá vem a noiva… Toda sustentável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *