O fim dos millennials, segundo a Dior?

Nos looks, na beleza, e no discurso, a maison propõe um retorno à discrição e à privacidade, valorizando a relação íntima que temos com nós mesmos

Ame ou odeie, eles estão por toda parte. Definindo estratégias, incentivando novos produtos, abalando as tecnologias. O neologismo agora não se atém a uma geração ou faixa etária; é um comportamento, um modus operandi. Pois ainda que eles estejam sentados ao seu lado no trabalho, com fones de ouvido enormes e o rosto colado a uma tela no metrô, os millennials parecem dar sinais de desgaste. E até algumas marcas, que aprenderam a explorar a força de comunicação desses jovens, começam, aos poucos, a rever seus conceitos.

No último desfile de alta-costura da Dior, realizado nessa segunda-feira (02.07) em Paris, era possível sentir no ar – e nas palavras. “Alta-costura é sobre algo escondido. Se você for ao ateliê, você quer cuidar de si mesmo, e alguém vai cuidar de você”, disse a diretora criativa, Maria Grazia Chiuri, no backstage. Em outras palavras: as roupas refletem uma relação privada, ou seja, longe do mundo das redes sociais e da velocidade intrínseca a ela. “Nós temos a sorte de trabalhar com uma definição de tempo diferente. Artesanato é longo; é um sonho de um futuro”, emendou ela.

Do outro lado do camarim, Peter Philips, o diretor de maquiagem da marca, explicava a nova linha da maison, Dior Backstage. “Ela está na contramão dos elaborados e extremos tutoriais millennials, nos quais as garotas utilizam um iPhone para marcar o traço do contouring. Nada contra, eles são entretenimento, mas esses produtos foram pensados para a mulher que não tem tempo, ou interesse, de passar horas na frente do espelho”, completou.

Tanto os looks quanto a beleza do desfile retratavam essa ode à elegância discreta, ao prazer de se vestir por si mesmo, sem pensar no olhar ou na reação dos outros, como se o que importasse fosse, afinal, a verdadeira relação íntima e privada que tecemos com nós mesmos.

Unique Fashion Team

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