On the Wall: ou quando 48 artistas celebram Michael Jackson

Em cartaz na National Portrait Gallery de Londres, a exposição imperdível mostra como o Rei do Pop influenciou a arte contemporânea

Quase dez anos após sua morte e no verão em que completaria 60 anos, Michael Jackson continua presente nas playlists e no imaginário coletivo. Prova é a abertura da exposição “Michael Jackson: On the Wall” na National Portrait Gallery, em Londres. Mas não espere ver as jaquetas militares adornadas, os loafers pretos envernizados, muito menos a coleção de luvas do Rei do Pop: longe de uma retrospectiva, a mostra é um retrato refratado de Michael através do olhar de 48 artistas – ou, como o cantor influenciou a arte contemporânea.

Pelos corredores da National Portrait Gallery, ambientados pela voz de Michael e os arranjos de Quincy Jones que vazam dos pequenos fones espalhados por ali, o visitante se depara com um retrato by Andy Warhol, quatro imagens de David LaChapelle (“An Illuminating Path”, “Archangel Michael”, “American Jesus” e “The Beatification”), uma intervenção de KAWS e Michael pelo inconfundível traço de Keith Haring. Mas talvez a obra mais impressionante seja o retrato comissionado pelo próprio cantor pouco antes de falecer ao artista Kenhinde Wiley, inspirado no retrato de Peter Paul Rubens do rei Filipe II da Espanha, que foi finalizado após a morte do cantor.

Quesito emoção, uma das obras mais emocionantes é “King”, da artista sul-africana Candice Breitz, que filmou 16 fãs do cantor de diferentes idades e origens cantando “Thriller”, com o objetivo de mostrar a importância de Michael para os seus fãs. “Já estive em pequenas vilas na Sumatra, onde toca Michael Jackson o dia todo. Eles não falam inglês, mas há algo em sua música que está além da linguagem”, bem definiu o artista escocês Donald Urquhart, que criou um alfabeto ilustrado por Michaels.

Atestando o caráter universal do Rei do Pop, a exposição segue de Londres (onde fica em cartaz até 21 de outubro) para Paris, depois Alemanha e Finlândia.

“Michael Jackson: On The Wall”

Até 21 de outubro
National Portrait Gallery: St. Martin’s Pl, Londres, Reino Unido

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *