Os melhores vinhos para um casamento na Itália

Conversei com a sommelier Rafaela Cançado, formada como Sommelier Internacional  pela Fisar (Federação Italiana de Sommelier) na Universidade de Caxias do Sul e coordenadora comercial da importadora Temps du Vin, que divide aqui suas dicas sobre os melhores vinhos para um destination wedding na Itália.

Segundo a expert, a melhor opção é escolher vinhos da própria região em que ocorrerá o casamento. “Cada região possui seus vinhos tradicionais que podem ser harmonizados com suas comidas típicas. Desta forma, garante-se frescor, facilidade de logística e valorização da cultura local”, pontua a sommelier. “Espumante é a pedida clássica para um casamento. É versátil, fácil de harmonizar, e combina com todas as etapas da festa. É muito elegante também oferecer uma opção de vinho branco e vinho tinto, o que amplia muito as possibilidades de harmonizações com o menu completo de uma festa de casamento”, sugere Rafaela.

Outro ponto importante: pensar em opções que sejam fáceis de agradar os diversos paladares. Ou seja, prefira vinhos de médio corpo, elegantes e de taninos macios. “Entre os espumantes, o Prosecco Superiore D.O.C.G é uma excelente escolha para um casamento, pois possui frescor e elegância. Já os brancos, costumam agradar os vinhos com a uva pinot grigio, pelo frescor e boa acidez, como o Villa Locatelli Pinot Grigio. Para os tintos, a uva primitivo é muito aconselhável, pois possui um paladar de fruta madura e tanino muito aveludado, como o Primaio Primitivo IGP Cardone”. Anotou as dicas para um evento harmonizado com sucesso? Saúde!

Fernanda Silva - Event designer especializada em destination weddings

Apaixonada desde muito pequena por design e festas, a suíça-brasileira Fernanda Silva percorreu um longo caminho até criar a Wedding Luxe, sua empresa de organização de festas e destination weddings em propriedades exclusivas e hotéis de luxo na Europa e no mundo. Aqui, ela vai falar sobre destinos, luxo, alta gastronomia e design de eventos, enfim, os ingredientes necessários para uma celebração impecável. A event designer divide seu tempo hoje entre São Paulo, Genebra e seus belos casamentos pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *