Para as noivas engajadas: os melhores makes vegan e cruelty free

Maquiagem pode ser eco-friendly? Lógico!!! Impossível nos dias de hoje deixar de pensar no impacto na natureza dos alimentos e produtos que consumimos. Com o planeta nos enviando constantes alertas, estamos cada vez mais preocupados e engajados não só com as questões ambientais diretas, como a emissão de gases poluentes, lixo e desperdício, mas também com os animais e seres que dividem a vida conosco na Terra. E se a utilização de peles e couros nos diversos setores da moda começa a ser banida (caso das peles) e/ou repensada (caso do couro), na cosmética o selo cruelty free é cada vez mais importante, e o vegan uma novidade que atrai cada vez mais consumidoras em busca de alternativas mais naturais e com menor impacto no meio-ambiente. Vamos entender a diferença entre os dois conceitos?

Cruelty free: são todas as marcas que não testam seus produtos e ingredientes em animais, não contratam terceiros para fazê-lo e não vendem seus produtos na China. Por que, China? Porque, pasmem, a China exige testes em animais para a entrada de produtos cosméticos em seu mercado. Quem atesta o cruelty free? Os grupos PETA, Leaping Bunny e alguns outros não afiliados – sendo o PETA o mais importante. Algumas marcas de make-up, skincare e haircare que contam com o selo cruelty free: Aesop, Anastasia Beverly Hills, Ardell, Aveda, BareMinerals, BeautyBlender, Becca, Chantecaille, Charlotte Tilbury, Face Atelier, HourGlass, It Cosmetics, Jouer, Kat Von D, Kate Sommerville, Kiko, Kryolan, Kylie Cosmetics, Le Labo, Lush, Mario Badescu, Marc Jacobs Beauty, Molton Brown, NYX, Oribe, Ouidad, Paul Mitchell, Rita Hazan, SmashBox, Stila, Tatcha, Tarte, The Body Shop, Too Faced, Trish McEvoy, Urban Decay.

100% Vegan: são todas as marcas que além dos requisitos para cruelty free, também não utilizam nenhum ingrediente de origem animal em sua composição. Pouquíssimas marcas conhecidas são 100% veganas, mas sabe-se que grande parte estão reformulando consideravelmente o seu portfolio de produtos para que todos (ou quase todos) sejam veganos. A Kat Von D é uma delas.: seu famoso delineador Tattoo Liner e seu Everlasting Liquid Lipstick são alguns dos 16 produtos da lista vegana da marca; a HourGlass e sua maravilhosa paleta de iluminadores Ambient Lighting Palette também; a TooFaced e a fantástica Better Than Sex Mascara entram na lista dos vegans; Charlote Tilbury e os seus incomparáveis Wonder Glow Primer e Magic Foundation, checked vegans also; já a Becca, marca queridinha do momento, tem uma extensa gama vegana com as ótimas bases Aqua Luminous Perfecting Foundation, Perfect Skin Mineral Powder e o Ultimate Coverage Complexion Creme em todas as cores, além dos já cults Shimmering Skin Perfector Pressed, o Lowlight Highlight Palette e o Shadow and Light Bronze Contour Perfector, todos 100% veganos.


Better Than Sex Mascara, Too Faced; Ambient Lighting Palette, Hourglass; Shimmering Skin Perfector Pressed, Becca; Lowlight Highlight Palette, Becca; e Tattoo Liner, Kat Von D.

Puxando a sardinha pro nosso lado, a Face It, fundada por uma dupla carioca, Elza e Julia Barroso, criou uma linha junto com o laboratório italiano Labphyto totalmente orgânica e natural. Todos os produtos são livres de alumínio, chumbo, parabenos, sulfatos, derivados de petróleo e qualquer ingrediente tóxico, além de não utilizar produtos de origem animal, tampouco, realizar testes em animais. São certificadas pela PETA e a gama de batons possui um sortimento tão incrível de cores que certamente possibilita uma maquiagem completa! Não vejo a hora de colocar as mãos neles!

Moral da história: na hora do “sim”, as noivas que se preocupam com o futuro do planeta e com a sua própria saúde têm muitas opções de maquiagem para estarem lindas e 100% naturais no grande dia!

Rodrigo Salles - Beauty Artist

"Nasceu para isso", costumam dizer os próximos. Desde pequeno, quando já devorava revistas de moda e lia sobre Vidal Sassoon e Max Factor, sabia que sua missão seria deixar as mulheres ainda mais belas. Apesar de ter cursado Direito e Publicidade, entendeu rápido que seu caminho era o da beleza. Fez cursos em Londres, Paris, Nova York e passou por diversos salões renomados de São Paulo, e atualmente viaja o mundo em busca de ideias e inputs das novas gerações. Aqui, antecipa tendências e divide suas dicas preciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *