Tem-que-ter: cooking books

Os livros de receita indispensáveis na prateleira do chef Daniel Aquino do Unique Garden

Sabe o conceito culinário “farm to table”? O chef de cozinha Daniel Aquino conhece bem e aderiu à filosofia há algum tempo, apesar de, por aqui, a modinha recente. “Tive a oportunidade de trabalhar com o chef francês Michel Bras, um dos precursores do conceito”, conta ele.

O expert, que estudou na Escola de Gastronomia Bell’Art, em Barcelona, morou por sete anos na Europa e passou pelas melhores cozinhas da Espanha, Bélgica, Itália e França. De volta ao Brasil, assumiu os fogōes dos três restaurantes do Hotel & Spa Unique Garden.

É ele, também, que criou em parceria com Vanessa Kryss o menu do Health & Wellness Weekend, vivência criada pelo Unique Fashion Closet que acontece de 20 a 22 de Outubro no Unique Garden. Ele arrisca um pequeno spoiler e conta em primeira mão os highlights do cardápio: “Vamos usar bastante as PANC – a sigla em português para Plantas Alimentícias Não Convencionais”. Apesar de pouco conhecidas, essas plantas são altamente nutritivas, e todas as PANC são colhidas nas hortas do próprio hotel. O leite (não industrializado) também é produzido in loco, pelo chef, a partir de castanha do Brasil, nozes e aveia. Já está com água na boca? Tem mais: abaixo, Daniel divide seus livros-inspiração quando o assunto é cozinha!

Ferran Adrià

O chef espanhol é considerado um dos melhores chefes do mundo e seu restaurante ocupa o segundo lugar no ranking europeu de restaurantes. “A coleção completa dele é must-read. Seus livros são como nossa bíblia e fonte de inspiração permanente.” Em “Refeição em Família”, Adrià ensina a cozinhar refeições para o dia-a-dia em casa. Do gaspacho ao frango assado, as receitas têm passo-a-passo de preparo e são todas inspirados pelo menu do seu famoso restaurante elBulli.

unique-fashion-closet-cooking-books-2unique-fashion-closet-cooking-books-3
unique-fashion-closet-cooking-books-1-2unique-fashion-closet-cooking-books-4

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil

“É o meu novo livro de cabeceira”, confessa. O livro de Valdely Kinupp é o guia para os PANC no Brasil e explica as diversas espécies e conceitos que estão por trás da filosofia da busca por alimentos gratuitos. Além de ensinar como reconhecer as ervas, flores e frutos comestíveis, o livro também dá dicas de como cozinhar esses ingredientes.

unique-fashion-closet-cooking-books-5
unique-fashion-closet-cooking-books-6

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *