A top do momento é… um avatar!

Com quase 100 mil seguidores no Instagram, Shudu Gram é a primeira top model digital

Ela é uma das tops do momento – e não é real. Em plena ascensão da inteligência artificial, a moda reafirma o flerte com a tecnologia criando uma modelo bem-sucedida sem carne, nem osso. Conheça Shudu Gram, que ganhou o mundo após aparecer maquiada com um batom laranja ultravivo da Fenty Puma, de Rihanna, é a primeira “top model digital”.

Em abril do ano passado, quando seu perfil foi criado, o mundo da moda se interrogou sobre a identidade da bela mulher negra de cabelos curtos, lábios carnudos e olhar intrigante. Durante algum tempo, a ideia que ela fosse real foi perpetuada, até que o sucesso tomou grandes proporções e com a foto da Fenty Puma, que viralizou, o segredo foi revelado. Shudu é obra do fotógrafo Cameron-James Wilson.

Wilson diz que nunca pretendeu ser enganoso sobre a sua modelo – ele prefere chamar Shudu de uma “peça de arte” e a vê como uma celebração”virtual” de belas mulheres de pele escura. Fotógrafo de moda, Wilson queria recapturar o tipo de beleza simbolizado por supermodelos negras como Alek Wek e Duckie Thot. “Shudu é uma extensão desse mesmo impulso
para enquadrar a beleza”, diz.

Com o aumento exponencial de followers (atualmente são 100 mil seguidores no Instagram, apesar da conta recente e número reduzido de posts), Wilson começou a se perguntar sobre como deveria apresentá-la, e acabou optando pela transparência. Shudu começou rapidamente a se tornar uma influenciadora – fenômeno de mídia social que provou ser uma plataforma poderosa e lucrativa, especialmente para marcas de moda, para alcançar novos mercados – apesar da intenção artística de Wilson, que decidiu então revelar que a bela mulher é fruto de uma série de códigos.

Em fevereiro, a Prada abriu o seu desfile de inverno 2019 com uma influencer com sardas e uma franja geométrica um tanto incomum, que apresentava os novos GIFs e emojis oferecidos pela marca italiana para o Instagram Stories. A moça em questão é Miqela, a primeira influencer CGI (computer generated image), que conta com quase 1 milhão de followers. Será esse o futuro da moda?

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *