Viva forever: Spice Girls ganham expo em Londres

Com sete mil itens, dos quais 300 peças e sapatos, a mostra revela como o quinteto continua atual, seja no estilo ou na mensagem enviada

Passaram-se 22 anos desde o clipe de Wannabe, single que alçou as Spice Girls à fama. Mas a marca deixada pelo quinteto transcende a esfera musical. A prova é a exposição “Spice Up”, que abre neste 28.07 no Business Design Centre de Londres, antes de partir pra a Manchester Central no dia 24 de agosto.

Entre os itens (são sete mil, dos quais 300 roupas e sapatos!) que pertenceram ao guarda-roupa de Mel B, Mel C, Emma, Geri e Victoria, impossível não notar o caráter atual: dos tênis de plataforma Buffalo que acabam de voltar às prateleiras de lojas como Browns e Farfetch, aos cropped tops, passando pelas peças com pegada street e esportivas. Mais: a mensagem feminista defendida por elas está agora na ordem do dia.

“Hoje em dia não precisamos fazer o tour de muitas lojas para encontrar uma camiseta Girl Power”, diz Alan Smith-Allison, um fã terno, colecionador e curador da exposição. “Na década de 1990, eu tinha a impressão de não corresponder à ideia que se tinha de um homem. As Spice Girls chegaram e afirmaram que nós devíamos nos aceitar como éramos e não esconder nossa excentricidade. Isso teve uma grande importância para o adolescente perdido e deprimido que eu era aos 15 anos”, complementa o curador.

“Dentro do grupo, cada uma escolhia suas roupas, compondo um conjunto de personalidades femininas fortes e sem complexos, através das quais um público amplo e muito diverso se reconhecia”, opina Liz West, comissária da exposição e a maior colecionadora de itens do quinteto, que no início da carreira garimpava peças no Camden Market de Londres. Até o vestidinho preto dito Gucci de Victoria Beckham era, na verdade, uma cópia de um modelo que Geri tinha feita por um alfaiate a 20 dólares. Nas imagens da galeria, faça um tour virtual da exposição.

Spice Up

De 28 de julho a 24 de agosto no London’s Business Design Centre; e entre 24 de agosto a 4 de setembro, na Manchester Central

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *