Show Up: Wallace Oliveira Pires

Wallace Oliveira Pires nasceu em São Paulo em 1995, estudou Design de Moda no IED SP -Instituto Europeo di Design São Paulo, após vencer um concurso cujo prêmio eram bolsas de estudos, que o possibilitou estudar em uma das melhores universidades de design internacional.

A paixão pela arte e pela moda foi despertada cedo; e o desenho e o tecido se tornaram rapidamente seus veículos de expressão. Na faculdade, seu interesse em aproximar cada vez mais a ilustração do tecido o levou a aprender diferentes formas em se trabalhar desenhos e estamparia nas peças, e o bordado livre surgiu como o melhor recurso de criação. “A linha é como a tinta que eu buscava para desenhar”, explica o artista/estilista. O amor pelo bordado e seus diferentes pontos cresceu, ganhando importância na sua produção, e hoje em dia todos os seus projetos são experimentações de diferentes formas e materiais. “O que me inspira para criar é a arte e a poesia do fazer manual. Acredito que roupas carregam memórias e o trabalho manual é tão importante como na pintura. As experimentações têxteis transformam o tecido em algo único”, entrega. Em 2017, Wallace expôs seu projeto no SPFW.

Sob a curadoria do estilista Walter Rodrigues, o projeto, inspirado na leveza, visava tratar o bordado de uma forma sutil e poética, efeito conseguido após experimentações através de quais o criador desenvolveu o conceito de desfiar os tecidos para criar bordados. “Minha ideia era trazer a leveza ao tirar o peso do tecido e usar os fios desfiados para bordar as peças”.

Contato

wallaceoliveirapires0@gmail.com
instagram.com/wallace.0p

Unique Fashion Team

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *